Índice
Além dos impostos, você sabia que sua clínica tem obrigações acessórias a pagar anualmente? Saiba mais aqui!
Você já ouviu falar quais são as obrigações acessórias de uma clínica médica e porque é importante mantê-las em dia?
Sim, além do pagamento dos impostos e contribuições em dia, sua clínica médica precisa entregar uma série de obrigações acessórias ao fisco.
Dessa forma, a fim de auxiliar você a manter sua clínica em dia e evitar problemas com o fisco, preparamos um conteúdo completo sobre o tema. Confira!
O que são obrigações acessórias?
As obrigações acessórias são declarações que reúnem uma série de informações sobre as empresas e suas operações.
Muitos empreendedores não sabem, mas além de calcular e emitir guias para o pagamento de impostos, os contadores precisam preparar e transmitir uma série de declarações para a Receita Federal.
Portanto, as informações presentes nas declarações são confrontadas com notas fiscais e impostos pagos, permitindo que o fisco conclua se a empresa está agindo dentro da lei e pagando corretamente os seus impostos.
Obrigações de uma clínica médica
Para que você fique ainda mais a par do assunto, vamos listar abaixo as obrigações acessórias de uma clínica médica. Acompanhe!
DMED – Declaração de Serviços Médicos e de Saúde
A DMED é uma declaração bastante importante que apresenta ao fisco todos os pagamentos recebidos pelas pessoas jurídicas que prestam serviços de saúde. Assim, ela deve ser entregue anualmente, até o último dia útil do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente àquele a que se referirem as informações.
SEFIP/GFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social
A GFIP/SEFIP é uma obrigação acessória mensal que deve ser transmitida pelas clínicas médicas e demais empresas até o dia 7 de cada mês, contendo informações relativas ao FGTS e INSS sobre a folha de pagamento.
eSocial
Por meio do eSocial, as empresas precisam enviar ao fisco uma série de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Desse modo, ele inclui:
- Registro de admissões e demissões de funcionários;
- Registro de afastamento de funcionários;
- Informações sobre a folha de pagamento;
- Informações relacionadas a saúde e segurança do trabalho;
Assim, diferentemente das demais declarações, o eSocial é dividido em grupos de informações, com prazos distintos para envio.
EFD Contribuições – SPED PIS/COFINS
O SPED Contribuições transmite ao fisco informações relacionadas ao PIS, COFINS e a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta.
Como resultado, o prazo para entrega da declaração é até o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao que se refira a escrituração, ficando dispensadas, as empresas enquadradas no Simples Nacional.
Demais obrigações acessórias
ECF: A Escrituração Contábil Fiscal é uma declaração que apresenta ao fisco todos os dados econômicos e fiscais da empresa, referente ao ano base utilizado para preenchimento da declaração. Dessa forma, seu prazo para entrega vai até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano-base que está sendo informado.
DIRF: Esta declaração informa ao fisco os valores pagos pelas empresas a pessoas físicas domiciliadas no país. Por isso, segundo a legislação em vigor, a DIRF deve ser entregue anualmente, até o último dia útil do mês de abril.
DCTF: Por fim, esta declaração fornece ao fisco informações relativas ao pagamento de impostos federais. Como regra geral, a DCTF deve ser entregue até o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores.
Para te ajudar em todo processo das obrigações acessórias e demais impostos de sua clínica média, conte com a expertise de uma contabilidade especializada em área da saúde.
[br]
Contabilidade no Rio de Janeiro ou em Duque de Caxias? Conte com quem entende do assunto!
Conte com profissionais qualificados para cuidar da sua contabilidade. Assim, conheça um pouco mais dos nossos serviços especializados ou entre em contato agora mesmo para tirar possíveis dúvidas a respeito desse assunto.