Índice
Para você que ainda não declarou seu Imposto de Renda, fique por dentro das novidades e benefícios para esse ano de 2022!
A Receita Federal divulgou as novas regras para a declaração do Imposto de Renda em 2022, e com tantas mudanças e novidades é normal que os contribuintes fiquem perdidos na hora de fazerem o processo.
Por isso, vamos listar na matéria todas as novidades para esse ano de 2022, além de exemplificar quem é obrigado a declarar o imposto. Fique atento!
Novidades do Imposto de Renda para 2022
No ano em que se comemora os 100 anos da criação do Imposto de Renda, a Receita Federal anunciou simplificações no processo de regularização deste ano.
Entre as novidades está o acesso à declaração pré-preenchida, que pode ser feita por todos os contribuintes que possuírem contas níveis prata ou ouro no Gov.br.
Assim, os contribuintes também poderão consultar outros detalhes como pendências de malha fiscal, emissão e reemissão de DARF por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, entre outras soluções.
Outra novidade é o pagamento das cotas e a restituição do Imposto de Renda, ambas aceitarão PIX.
Como resultado, sistema do Imposto de Renda permitirá ainda importar informações do carnê leão, o que irá evitar o retrabalho e situações de malha fiscal.
Por fim, o órgão divulgou que os cidadãos que foram beneficiados pelo auxílio emergencial em 2021 não serão obrigados a declarar o Imposto, a menos que tenham tido rendimentos acima de R$ 28.559,70.
[br]
Quais são as vantagens de declarar o Imposto?
A Declaração do Imposto de Renda anual é obrigatória para toda pessoa que obteve ganhos ou rendimentos superiores a R$28.559,70 no ano calendário anterior. Mas, o que muita gente não sabe é que, ao declarar impostos de renda, o contribuinte pode usufruir de uma série de benefícios. Abaixo, listaremos alguns deles. Confira!
Benefícios ao declarar
Uma grande vantagem que a correta Declaração do Imposto de Renda proporciona aos contribuintes é em relação a emissão de passaportes e vistos para viagens internacionais.
Dessa forma, os consulados de alguns países permitem que o candidatado ao visto apresente a sua declaração para fins de uma comprovação mais efetiva sobre seu trabalho, família e — principalmente — patrimônio. Contudo, para conseguir visto de alguns países, a apresentação dessa declaração é obrigatória.
Evita dor de cabeça com a Receita Federal
Algumas pessoas têm problemas com a Receita Federal que poderiam ser evitados apenas com a Declaração do Imposto de Renda. É comum vermos pessoas guardam suas economias para adquirir algum bem mais oneroso, como uma casa, terreno e até mesmo um veículo.
Esse acréscimo no patrimônio pode chamar a atenção da Receita Federal. Sendo assim é de extrema importância que pessoas que juntam dinheiro para aquisições futuras façam a Declaração do IR e informem tais valores.
Facilitação na abertura do próprio negócio
A cada ano cresce o número de pessoas que decidem empreender, montar o seu próprio negócio ou trabalhar como autônomo. No entanto, muitos desses empresários não conseguem ter um documento de comprovação de renda aceito por bancos e financeiras.
Desse modo, declarar Imposto de Renda é uma excelente alternativa para acabar com esse problema. Ela serve como um comprovante de rendimentos aceito por concessionárias com objetivo de financiamento de veículos, financiamentos imobiliários, empréstimos bancários, entre outras transações.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos agora mesmo.
[br]
Contabilidade no Rio de Janeiro ou em Duque de Caxias? Conte com quem entende do assunto!
Conte com profissionais qualificados para cuidar da sua contabilidade. Assim, conheça um pouco mais dos nossos serviços especializados ou entre em contato agora mesmo para tirar possíveis dúvidas a respeito desse assunto.