Índice
Para você que já é arquiteto e está abrindo seu escritório, fique atento a essas dicas para uma perfeita gestão financeira do seu negócio!
Se você iniciou o seu próprio negócio, certamente vai ficar atento a essa matéria. Atualmente, não é raro conhecer pessoas que não conseguem avaliar quanto ganham e gastam ou que não possuem controle sobre a saúde financeira de sua empresa, não é mesmo? Assim, para todos que desejam empreender no ramo de arquitetura ou já iniciou o seu projeto, separamos três dicas fundamentais de gestão financeira para que o seu negócio seja um sucesso. Confira!
#Dica 1: Separe suas contas das contas da sua empresa
Essa deveria ser a primeira tarefa de um empreendedor, mas acaba sendo negligenciada. O tratamento diferenciado entre o que pertence ao sócio proprietário e o que pertence à empresa é um dos 6 princípios da contabilidade, chamado de Princípio da Entidade. E não é à toa.
Dessa forma, o que pertence ao indivíduo deve ser tratado à parte do que pertence à empresa. Isso é regra vital durante toda a sua trajetória de operação. Se não posta em prática, será impossível separar o que pertence a um e o que pertence a outro, gerando imprecisão nos dados organizacionais. Essas informações são a principal fonte para posteriores análises financeiras.
#Dica 2: Saiba precificar o seu trabalho
Uma precificação incorreta acarreta problemas em todos os lados de uma negociação entre cliente-fornecedor. Desse modo, se o produto/serviço esteja com valor abaixo, acarretará em prejuízos. Caso esteja acima da realidade, poderá espantar o possível cliente.
Para solucionar esse problema é necessário analisar o preço do trabalho que será realizado, reunir dados do setor e, assim, formar o seu preço ideal.
A dificuldade da formação do preço ideal acomete diversos empresários por todo país. A maior parte consegue estimar o fator tangível que será embutido no preço, mas têm dificuldade em delimitar os aspectos intangíveis.
Algumas dicas que auxiliam nesse processo de precificação, sem dúvidas, é estar sempre atento ao mercado. Além disso, é buscar o equilíbrio entre os valores tangíveis e intangíveis do produto/serviço ofertado.
Não deixe de conferir o vídeo abaixo sobre gestão financeira, disponível em nosso canal do youtube:
#Dica 3: Delimite seus prazos de recebimentos e pagamentos
As entradas e saídas de caixa são duas grandes dores de cabeça para os empreendedores em geral. No Brasil, 39% dos empreendedores iniciam seu negócio sem saberem qual o capital de giro de sua empresa. Já outros 42% não calculam o nível de vendas necessário para cobrir custos e gerar o lucro pretendido.
Se o prazo de recebimento não estiver em sintonia com o prazo de pagamento, eventualmente o caixa da empresa ficará negativo. Isso, impossibilita pagamentos de outras despesas, investimentos e o cumprimento de obrigações básicas.
Por isso, defina um dia fixo para recebimento dos clientes, e uma data posterior para pagamento dos fornecedores.
[br]
Contabilidade no Rio de Janeiro ou em Duque de Caxias? Conte com quem entende do assunto!
Conte com profissionais qualificados para cuidar da sua contabilidade. Assim, conheça um pouco mais dos nossos serviços especializados ou entre em contato agora mesmo para tirar possíveis dúvidas a respeito desse assunto.